segunda-feira, 20 de junho de 2016

Governadores do NE se reúnem nesta segunda em Fortaleza, e na quarta com Michel Temer, em Brasília



Nesta segunda, 20 de junho, acontece mais uma reunião do Fórum de Governadores do Nordeste, desta vez em Fortaleza, tendo como anfitrião o governador do Ceará, Camilo Santana (foto). A última foi em Maceió, quando foi produzida a Carta de Maceió, que foi entregue ao presidente interino. Saiba mais!!

Reunião do Fórum na segunda

A próxima reunião dos governadores nordestinos será nesta segunda, 20, no no Palácio da Abolição, em Fortaleza, no Ceará. 

Após a última reunião do Fórum, que aconteceu em Maceió, os governadores encaminharam um documento ao governo interino apontando 10 medidas consideradas fundamentais para a recuperação econômica dos Estados, entre elas, participação nas discussões sobre ajuste fiscal que repercutam nos Estados e Municípios; apoio ao Projeto de Alongamento da Dívida dos Estados, aprovação da PEC 152/2015, que cria o Novo Regime Especial de Precatórios; aprovação da PEC 159/2015, que trata dos Depósitos Judiciais para Pagamento de Precatórios e aprovação da PEC 128/2015, que veda a criação e expansão de despesas para Estados e Municípios sem apresentação das devidas fontes de receita, além de medidas para superar o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde – SUS.

Seminário do TCU na terça

Na terça, os governadores irão participar do Seminário sobre o Desenvolvimento Econômico do Nordeste, promovido pelo Tribunal de Contas da União, com a presença do ministro do TCU, José Múcio Monteiro, que é pernambucano e irá apresentar o documento "Nordeste 2030", que apresenta um diagnóstico dos estados nordestinos e propostas de soluções econômicas. De acordo com o ministro, é preciso olhar para o futuro. "Sou entusiasta do Nordeste. A economia é maior e mais sólida do que alguns países do mundo", disse ele.

"Tem essa política tributária perversa que faz com que os Estados pobres fiquem pobres e os ricos continuem mais ricos. O Nordeste fica numa posição desfavorável e atua como fornecedor de mão de obra barata para um pedaço do Brasil que é produtor", ressaltou o ministro, confiante na participação dos governadores nordestinos no seminário.  

Agenda com Temer na quarta

No dia seguinte, na quarta, os governadores cumprem agenda com o presidente interino, Michel Temer, em Brasília. Entre as pautas, um dos focos principais será a renegociação das dívidas dos Estados. 

Importância do Fórum 

A criação do Fórum dos Governadores do Nordeste tem como objetivo de construir uma pauta regional, numa perspectiva integradora com o país. A primeira reunião foi realizada em dezembro de 2014, no Centro de Convenções de João Pessoa, com a discussão de temas como saúde, segurança, educação, infraestrutura, política fiscal, entre outros e, sem dúvida, é uma ferramenta de suma importância para a soma de esforços em prol do desenvolvimento da região. 

Acompanhemos os fatos!!

CN News BY Marcia Cruz

Copyright © 2015 Revista Conexão Nordeste
| Distributed By Gooyaabi Templates