quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Governo de Sergipe lança projeto DanSe


Uma ação conjunta entre as secretarias de Estado da Cultura, Educação, e Inclusão Social, está implementando o “Programa de Qualificação em Dança” e a DanSe - “Escola de Dança de Sergipe” com o objetivo de oportunizar a formação de intérpretes-criadores da dança capazes de atuar e contribuir para o desenvolvimento cultural do país. O projeto tem participação gratuita e é dividido em três ciclos: fundamental, intermediário e profissionalizante.

O lançamento foi realizado na tarde desta terça-feira, 16, no Colégio Estadual Francisco Rosa, no conjunto Bugio, com o início das seletivas que irão definir os alunos participantes do projeto. O programa beneficiará em média 120 alunos, distribuídos nos dois núcleos escolhidos nesta primeira fase, que contemplam os bairros Santa Maria e Bugio. Posteriormente, a perspectiva é que os núcleos serão interiorizados e beneficiarão outras cidades de Sergipe.



A ideia da Escola de Dança de Sergipe surgiu de um anseio do Governador Jackson Barreto, que viu na área uma oportunidade a mais de promover a inclusão social e instigar jovens cidadãos ao mundo da cultura. “A partir dessa escola de dança daremos a oportunidade de novos talentos serem descobertos em bairros carentes de Aracaju, formando e qualificando crianças e jovens que estejam na rede pública de ensino. Queremos mostrar que a dança não deve ser acessível apenas à zona sul, mas em todas as camadas da sociedade”, destacou.

O secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, comemorou a implantação do programa. “Trabalhamos para fornecer um espaço de comunicação e visibilidade às diversas manifestações existentes no universo da dança. Esta é uma iniciativa que irá capacitar jovens de todo o Estado no
ensino da dança nos mais diferentes ritmos”, explicou.

Seletiva

Um passo por vez. Atentos às apresentações e encantados pelos ritmos dos corpos ao movimento das músicas, os alunos do Colégio Estadual Francisco Rosa e de demais escolas da região, mostraram empolgação com as apresentações dos grupos que participaram da avaliação.

Colaboradora do projeto, a bailarina e membro do Conselho Estadual de Cultura, Cecília Cavalcante, destacou o poder da dança na vida das pessoas. “A dança é o lugar onde podemos colocar sonhos em prática. Ela envolve perseverança e persistência. Por isso, acredito que este projeto oportuniza não
só a revelação de talentos, como também a realização de sonhos de muitos desses jovens”, frisou.


A mesma opinião é compartilhada pelo superintende executivo da Secult, Irineu Fontes. “O DanSE é um projeto que instiga o desenvolvimento da capacidade criativa de seus participantes. Esta ação junto aos alunos da rede pública ativa o papel da dança na sociedade, além de ampliar o repertório intelectual, artístico, social e cultural de todos que participam”, argumentou.

A DanSE oferece três ciclos - Fundamental, Intermediário e Profissionalizante, que serão organizados em módulos e laboratórios, além de Projetos Especiais que incluem cursos livres, ações educativas e visitas aos teatros e apresentações. Cada turma/núcleo contemplará aproximadamente sessenta alunos participantes.

Público-Alvo

O ciclo fundamental tem como público-alvo crianças, de ambos os sexos, entre sete e doze anos de idade. Já o ciclo intermediário tem como público-alvo adolescentes, de ambos os sexos, entre onze e dezesseis anos de idade; o ciclo profissionalizante, por sua vez, tem como público-alvo jovens e adultos, de ambos os sexos, a partir dos quinze anos de idade.


Todos os ciclos exigem que os participantes estejam matriculados em escola pública e cursando-a com frequência regular.
Copyright © 2015 Revista Conexão Nordeste
| Distributed By Gooyaabi Templates