quarta-feira, 22 de junho de 2016

Falamansa participa do Arraiá do Povo e Forró Caju, em Aracaju, e atrai grande público


Nesta terça-feira, 21 de junho, nossa equipe foi conferir mais uma noite no II Encontro Nordestino de Cultura - Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, em Aracaju (SE), que teve como grande atração o grupo paulista Falamansa, que toca o tradicional pé de serra e atraiu grande multidão. Marcia Cruz bateu um papo com Tato, que falou da importância do forró para a cultura nordestina e brasileira. O grupo também se apresenta no Forró Caju, na quarta (22). Confira a entrevista e alguns momentos de mais uma noite de sucesso no Arraiá do Povo 2016!!


Falamansa - Forró Raiz

Formada por Tato (voz e violão), Valdir (acordeão), Alemão (zabumba) e Dezinho (triângulo e percussão), o grupo Falamansa surgiu em 1998, quando Tato, que já era Dj de forró, inscreveu uma de suas composições, "Asas", no “Asas”, no 3° Festival de Música do Mackenzie, onde estudava Publicidade. 

Detalhe: a inscrição foi feita no último dia de inscrição e Tato sequer tinha banda. O resultado é que das 160 músicas inscritas a de Tato ficou entre as 20 selecionadas. O jeito, então, foi correr e formar a banda para participar do festival. 

Tato convidou Alemão, um amigo Dj que tocava zabumba), que, por sua vez, convidou um vizinho, Dezinho, que tocava triângulo, e assim surgiu o grupo Falamansa. Eles ensaiaram a música durante 4 dias, participaram do festiva, e não pararam mais. 

Depois entrou Josivaldo Leite, o Waldir do Acordeon, que já tinha tocado com nomes como Oswaldinho do Acordeon e Jorge de Alttinho, e assim o trabalho do grupo só foi crescendo. Em 2000 a banda tocava as terças-feiras na casa de show Remelexo, em Pinheiros, São Paulo, e lançou o primeiro Cd, "Deixa Entrar", distribuído pela Abril Music, que estourou a banda em todo o país e criou o termo "forró universitário". 



Forró Raiz

Foi com o forró pé de serra, o "forró raiz", como gosta de frisar o Tato, que o Falamansa capitaneou o "boom" do forró na capital paulista, atraindo jovens para curtir e conhecer uma das maiores expressões da música nordestina. 

Depois vieram novos cd's: Essa é pra vocês (2001), Simples Mortais (2003), Um dia Perfeito (2004), MTV ao Vivo (2005), Segue a Vida (2007) e Essencial (2008).



Falamansa atraiu multidão

Tato disse que o projeto continua e que eles são muito felizes por fazerem sucesso representando a cultura nordestina. 

Os nordestinos agradecem, e prestigiam o grupo, que atraiu uma multidão para o Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, em Aracaju, em plena terça-feira. 

Entrevista com Tato


Acompanhe nosso bate papo com Tato e curta alguns momentos do show do Falamansa, que volta a se apresentar na capital sergipana nesta quarta-feira, 22 de junho, no Forró Caju, na praça de eventos dos Mercados, no Centro Histórico de Aracaju. 



Momento especial: homenagem a Luiz Gonzaga

Durante o show, um momento especial onde Tato reforça a importância do "forro raiz" e de serem preservados os artistas que são fundamentais para este estilo, como Luiz Gonzaga, o "rei do baião". Confira!!


Cobertura

Confira alguns momentos desta noite, com clicks de Will Diniz.














Festejos Juninos 2016
CN News By Marcia Cruz



Copyright © 2015 Revista Conexão Nordeste
| Distributed By Gooyaabi Templates